Essa especialidade trabalha para melhorar a capacidade de processar estímulos sensoriais, promovendo respostas mais adequadas ao ambiente. Indicada para pessoas com dificuldades sensoriais e desafios de regulação emocional. Seus procedimentos são delineados para alcançar as fundações sensoriais e motoras que ajudam na aprendizagem de novas habilidades mais facilmente.
Incorporando necessariamente o interesse e a motivação desenvolvendo a intervenção num contexto de brincadeiras, que envolve cuidadosa seleção das experiências sensoriais (toque movimento, sensações musculares e articulares), num ambiente seguro (sala e equipamentos adequados) e planejada individualmente para cada um com desafios na “medida certa” com encorajamento, empatia, motivação que conduzam a organização (da criança e, portanto, de seu sistema nervoso).
Objetivos da Terapia Ocupacional com abordagem em Integração Sensorial: proporcionar mais equilíbrio no comportamento e uma melhor adaptação ao ambiente, melhorando a concentração, o controle emocional e o aprendizado; desenvolver experiências sensoriais, auxiliar na inibição e/ou modulação da informação sensorial; organizar o sujeito no processamento de respostas mais adequadas aos estímulos sensoriais; e promover oportunidades para o desenvolvimento de respostas adaptativas cada vez mais complexas.